quinta-feira, 29 de maio de 2008

Núcleo de Jornalismo lança projeto de diálogos ambientais

Temas locais serão abordados mensalmente dentro da programação para 2008

O Núcleo de Jornalismo Ambiental Santos e região (NJA) lança, dia 7 de junho, no Senac-Santos, às 15 horas, o projeto Convers.ações, dando início às práticas de formação profissional em meio ambiente. Durante 2008, serão sete bate-papos com especialistas sobre temas locais diversos, com o objetivo de ampliar os horizontes sobre questões ambientais regionais.

Prioridades socioambientais na zona costeira é o encontro inicial e conta com a presença de Ícaro Cunha, sociólogo, doutor em saúde ambiental, coordenador da Agenda Ambiental para o Porto de Santos e coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Para dividir a mesa com o especialista, Marcus Fernandes, editor do Caderno de Ciências e Meio Ambiente de A Tribuna.

“A proposta é provocar discussões sobre temas ambientais locais, que impactam diretamente a população da região. Por isso a escolha por questões socioambientais na zona costeira, onde estamos inseridos”, destaca Marina Medina, coordenadora geral do NJA.

Paralelamente, haverá exposição de produtos ecológicos, como objetos feitos a partir de material reciclado, e ainda sacolas retornáveis, do Carbono Zero, entre outras atividades. O NJA sugere que os participantes levem suas canecas para evitar o descarte desnecessário de copos plásticos.

Serviço
1º Conversações NJA – Prioridades socioambientais na zona costeira
Data: 07/06
Horário: 15 horas
Local: Senac-Santos
Endereço: Av. Conselheiro Nébias, 309

terça-feira, 27 de maio de 2008

Participação na Jornada de Comunicação e Artes - UniSantos

O Núcleo de Jornalismo Ambiental Santos e região estará presente dia 28, às 9h30, na Jornada de Comunicação da UniSantos, que acontece esta semana no campus Pompéia, na Rua Euclides da Cunha, 264.

No painel Jornalismo Ambiental, que será apresentado pelo prof. Ícaro Cunha, especialista em gestão ambiental, o NJA.Santos e região falará sobre a implantação no núcleo e as propostas de trabalho. Na ocasião vamos falar do primeiro projeto, Convers.ações, que tem início no próximo dia 7, às 15 horas, no Senac - Santos.

Confira a programação completa aqui

sábado, 24 de maio de 2008

Presença no Meeting Vida Marinha

Marina Medina (coordenadora geral), Wyland, Lais (Forja 21) e Catharina Apolinário (coord. Comunicação)
NJA Santos e Região esteve presente no Meeting Vida Marinha, no último dia 16, em Santos, que contou com a participação do artista plástico Wyland, da Wyland Foundation. Muito solícito e simpático, elogiou a cidade de Santos várias vezes, inclusive a iniciativa de criar espaços de debate como o evento em questão.

Na apresentação, Wyland falou como a arte é transformadora. Ele que fez de seu hobbie sua profissão e bandeira, e inspira crianças e adultos com uma forma de comunicação que ultrapassa as barreiras da língua. Em sua passagem por Santos, pintou dois painéis no Aquário Municipal. Lindos.

Wyland defendeu que ainda há tempo e que podemos, sim, transformar nosso modo de vida, produção e consumo, assumindo posição pró-ativa, cobrando soluções. "É hora de começar a se doar", alertou."Eu absorvo tudo que vejo por onde passo, assimilo e coloco em minhas pinturas", disse Wyland. Com isso, pretende tocar as pessoas, acreditando sempre que o melhor investimento é nas crianças. "quando fazemos crianças seres melhores, fazemos um mundo melhor", enfatizou.

Ainda no evento, Roberto Vámos, do Surfrider Foundation Brasil, fez um balanço das atividades, citando os projetos como a escolinha de Surf da Rocinha, no Rio de Janeiro, das influências efetivas em políticas públicas em defesa da vida marinha, e campanhas e programas de educação ambientais com foco em crianças.

"O mar é o maior parque de diversões do mundo", disse Vámos, chamando a atenção para os desdobramentos do aquecimento global nos mares. Uma vez aquecidos, os mares estão mudando a química, favorecendo a proliferação de algas e bactérias, ameaçando a fauna e flora marinha e, ainda a saúde humana.

Vámos trouxe provocações, forçou o público a refletir e cobrar mudanças nas políticas públicas como forma estratégica de mudança.

O evento seguiu à tarde com as apresentações do projeto Tamar, dos Embaixadores do Meio Ambiente, e a palestra de encerramento sobre a importância da preservação das baleias. Estive presente apenas no 1º período, então meu relato fica por aqui. (Luz Fernández)

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Resumo de Ata: reuniões dos dias 15 e 21 de maio.

Foi discutido na reunião do dia 15 de maio prováveis nomes que poderão participar do projeto Convers.ações realizado pelo NJA. Discutimos pautas para esses encontros e dedicimos em comum acordo dos membros presentes que cada encontro abordará um tema realacionado a uma cidade da região. Teremos ao todo sete encontros até o final deste ano (2008). Temas como cotas , manguezais , dragagem no canal portuério, reurbanização da orla Vicentina e água, foram sugeridos. O núcleo gostaria de saber a opinião dos participantes e interessados.
Na reunião do dia 21 o NJA decidiu alguns parâmetros para o Convers.ações. O primeiro encontro será no dia 07 de junho, último dia da semana do meio ambiente, e acontecerá no SENAC de Santos ás 15 horas, lugar escolhido estratégicamente para reunir universitários de todas as escolas acadêmicas e jornalistas de um modo geral. O SENAC nos foi concedido por intervenção da organização Amigos da Água, que nos apoia em diversas iniciativas e cujo presidente é membro do Conselho Consultivo tripartite do NJA.
O primeiro palestrante será o professor Ícaro da Cunha, que explanará sobre os principais problemas ambientais da região.
Todas as sugestões serão bem vindas.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

REUNIÃO PRÉ-FERIADO

Amigos,

Como quinta-feira é feriado, nossa reunião essa semana será excepcionalmente na quarta-feira, às 10 horas, na sede do Sindicato dos Jornalistas (Rua Martim Afonso).

Na reunião passada conversamos e definimos coisas importantes a respeito do projeto convers.ações. Semana passada, na sexta-feira, fomos ao evento "Vida Marinha" e novas idéias surgiram lá. Semana que vem, temos o evento "Jornada de Comunicação e Artes na Unisantos". Como sugestão de pauta, indico:

. O que vamos falar no dia 28, na Jornada de Comunicação e Artes na Unisantos;
. Contatos e 'feedbacks' do convers.ações.

Qualquer dúvida, sugestões ou se você se perder no caminho, é só ligar: 81387727 e falar comigo, Marina.

Até quarta!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

AMANHÃ TEM REUNIÃO

Amigos,

Amanhã temos nossa famosa reunião, às 10 horas da manhã, na sede do Sindicato (rua Martim Afonso).

Pauta para amanhã:

- Convers.ações: Definir temas e convidados deste ano.

A idéia do "conversações" é promover uma série de debates sobre temas ambientais, principalmente da região ou com pessoas da região. O objetivo é a troca, formação e informação aos membros do Núcleo.

A proposta que faço é falarmos apenas disto. Levem suas idéias, suas sugestões e participem.

Até amanhã.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

NJA : O que foi firmado? (Reunião de 08/03)

Na última reunião do núcleo ,na Regional do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, foi decidido que no próximo dia 05, iniciaremos o projeto "Conversações", que abordará temas sócioambientais em um debate descontraído com convidados a escolher. Foi definido que os encontros da série "Conversações" serão mensais, a princípio, e acontecerão na primeira quinzena dos meses vigentes. Ao todo, teremos este ano sete encontros que provavelmente contecerão no período noturno. Os assuntos abordados serão questões específicas das cidades da região, abordagem de assuntos ambientais que englobem a macro região,políticas nacionais de meio ambiente e ações existentes.
Os palestrantes e convidados ainda não foram definidos (aceitamos sujestões), estando apenas definido a presença de duas pessoas por encontro e a sede , que será na regional do sindicato. Todos os jornalista e interessados estão convidados a participarem do "Conversações".
Foi definida também a agenda da coordenação do Núcleo, que como convidado ou participante estará presente nos eventos e encontros sobre meio ambiente na região.
No dia 14 de maio, o núcleo estará na Universidade Santa Cecília, em Santos, durante o encontro internacional "Pequenos Atos Grandes Resultados".
Volatmos a informar que os interessados em participar dos encontros do núcleo de Jornalismo Ambiental devem ir ás reuniões que acontecem todas as quintas na Regional do Sindicato dos Jornalistas do estado de São Paulo.Ou entrarem no nosso grupo de discussão do yahoo.
http://br.groups.yahoo.com/group/nucleoambientalsantos/?yguid=343929157

terça-feira, 6 de maio de 2008

Certificados 1º Encontro

Certificados do 1º Encontro de Jornalismo Ambiental da Costa da Mata Atlântica, realizado no último dia 26, estão disponível no Sindicato dos Jornalistas a partir de 6 de maio.
Endereço: Rua Martim Afonso, 101, 6º andar, Centro - Santos

Como participar

Para integrar o Núcleo é necessário ser jornalista sindicalizado (ou pré-sindicalizado). Aberto a outros segmentos e áreas de atuação, o Núcleo recebe interessados em sua lista de discussão. Em breve divulgaremos o calendário de cursos e eventos para 2008.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

O 1º Encontro de Jornalismo Ambiental da Costa da Mata Atlântica marcou o lançamento do Núcleo de Jornalismo Ambiental de Santos.

Com o objetivo de propor discussões sobre o tema, o Núcleo levou profissionais de jornalismo até a Fortaleza da Barra Grande (foto), em Guarujá, ontem (26), para dialogar com interessados de diversas áreas.

O ponto de convergência apresentado pelos palestrantes foi o desconhecimento dos jornalistas em relação ao tema meio ambiente. Para o assessor de imprensa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, José Alberto Pereira Sheik, o jornalista precisa se informar mais, pesquisar sobre a pauta antes de se lançar na entrevista com a fonte. “Leiam, aprendam os conceitos”, sugere Sheik. “Vejo muita paixão e pouca informação nos recém-formados”, avalia.

No entendimento de Sheik, as discussões sobre o tema abrangem diversas áreas e os problemas devem ser discutidos em conjunto. Para Sheik, a questão do meio ambiente é de preservação da espécie e da sua cultura. “Não há como discutir meio ambiente separadamente de cultura”, aponta.

Defendendo a prática na redação, o jornalista do caderno Porto & Mar de A Tribuna, Diogo Caixote, assumiu o despreparo dos colegas. “As empresas passam as informações de ações ambientais e a imprensa ‘compra’ e publica. Poucos são os repórteres que vão atrás, que têm conhecimento e questionam os dados. É preciso não perder o senso de indignação e crítica”, afirma.

O repórter listou ainda diversos assuntos que merecem destaque na mídia por conta dos impactos ambientais com a ampliação dos portos, como a dragagem, a preservação do mangue, despejo da água de lastro – ainda sem normatização e fiscalização adequada –, e a dificuldade que a imprensa enfrenta para pautar meio ambiente nas questões de porto.

Trazendo a ótica da biologia, o professor de Biologia e vereador de Santos, Fabio Nunes (PSB), fez uma retrospectiva da discussão sobre meio ambiente, voltando até a Carta de Pero Vaz de Caminha, citando um dos trechos que ilustrava “aqui se plantando tudo dá”. Na opinião do biólogo, encarar as riquezas do país como abundantes e infinitas, nos dias de hoje, é um erro, por isso é preciso entender o tema pela transversalidade, envolvendo áreas distintas e avaliando os impactos para o planeta.

A participação da Organização Não-Governamental (ONG) Amigos da Água incorporou o lado lúdico para lembrar da qualidade da água que consumimos, um assunto que agrega todo o planeta. Miguel Scandon, presidente da ONG, apresentou uma maquete de gesso de um bebê em posição fetal para lembrar que água é vida, que nascemos através dela e nos nutrimos dela para subsistir.

Posse

Na cerimônia de posse, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, José Augusto Camargo, destacou a importância da formação continuada do jornalista, e a relevância no contexto nacional do Núcleo, único no país como instância do Sindicato dos Jornalistas.

Nilson Regalado, diretor da regional de Santos, chamou a atenção para a oportunidade do tema, citando como exemplo o abalo sísmico da última terça-feira (22), que atingiu a Baixada Santista e outros pontos no Sudeste. Segundo Regalado, as informações precisam ser precisas, consistentes e a cobertura de meio ambiente não deve esbarrar no alarmismo. Como membro do conselho consultivo, acrescentou ainda a discussão proposta pelo Núcleo de entender o papel do jornalista a partir de agora, nesse cenário.

Os objetivos do Núcleo foram apresentados por Marcelo Di Renzo (UniSantos), membro do conselho consultivo tripartite. Entre os destacados:

• Estimular e capacitar à prática profissional jornalística ética, crítica e consciente voltada à defesa sócio-ambiental;
• Trabalhar pela educação ambiental dos associados e não-associados e pela capacitação comunicacional de agentes públicos envolvidos na questão sócioambiental;
• Atuar em favor da implantação de políticas públicas sócio-ambientais;
• Acompanhar a atividade jornalística regional, de modo sistêmico, amparado em metodologia específica, tornando público o resultado aferido;
• Contribuir com a difusão de informações jornalísticas pertinentes às práticas sócio-ambientais.

A expectativa da Coordenadora Geral do Núcleo, Marina Medina, é de que o Núcleo possa fazer um intercâmbio de conhecimento muito maior do que o que acontece hoje, por meio de palestras, debates, fóruns, visitas técnicas e publicações que iremos produzir. “O Núcleo vai ser um grande centro de informações. Quem participar vai apurar o olhar e enxergar a transversalidade que existe quando o assunto é nosso ambiente”, destaca.

Na seqüência, tomaram posse a Coordenadora Geral, Marina Medina; o Coordenador de Projetos, Telmo Toledo; a Coordenadora de Comunicação, Catharina Apolinário; a Coordenadora de Formação Profissional e Cultura, Luz Fernández; a Secretária, Paula Nobre, e os conselheiros consultivos, Miguel Scandon, (ONG Amigos da Água), Marcelo Di Renzo (UniSantos) e Nilson Regalado (regional de Santos do Sindicato).

Direito Ambiental na OAB

Na próxima terça-feira (06), a Delegacia Seccional da Polícia Civil e a OAB/Santos promovem o VIII Seminário de Direito Ambiental. A inscrição é gratuita e aberta a todos os interessados pelo telefone (13)3228-6404. O encontro tem início às 19 horas, na sede da OAB/Santos, Praça José Bonifácio, no Centro.