domingo, 31 de maio de 2009

Debate sobre jornalismo abre semana de meio ambiente no SENAC

O Núcleo de Jornalismo Ambiental Santos e Região (NJA), no dia 1º de junho, segunda-feira, abrirá a Semana de Meio Ambiente do SENAC, em Santos, a partir das 19 horas. “O papel do jornalista na difusão da questão ambiental” é o tema da mesa e a proposta da parceria SENAC/NJA é levar o debate para o lado propositivo, pinçando ações relevantes de profissionais da comunicação.
A abertura da semana ficará por conta de André Belém, oceanógrafo e coordenador do curso de pós-graduação do SENAC, que fará uma explanação sobre as ações sustentáveis realizadas pela instituição e sobre os impactos das alterações climáticas globais na região.
Em seguida, forma-se a mesa de jornalistas convidados pelo NJA , iniciando o ciclo de palestras e mesas redondas. Os jornalistas convidados são Cristiane Prizibisczki, do site ‘O Eco’, Fillipo Mancuso, da TV Tribuna e Ana Patrícia Arantes, diretora da ONG Tuim Ambiental. O mediador da mesa será o Marcelo Di Renzo, conselheiro do NJA e professor da Unisantos.
O SENAC realizará diversas atividades durante a semana de meio ambiente, conforme programação a seguir:
Ecofeira - Apresentações de customizações, roupas e materiais lúdicos feitos de Materiais reciclados presença das ONGs e institutos socioambientais.
Espaço Ecoturismo – apresentação de aparelhos utilizados nos esportes e aventuras, carro de trilhas entre outras atrações - coordenada pela Empresa Caiçara Expedições.
De 1 a 5 de junho, das 14h às 21h

Palestras e Mesas Redondas
DIA 01/06 – Segunda-Feira [ TEMA MUDANÇAS CLIMÁTICAS ]
Palestra de Abertura da Semana de Meio Ambiente: 19h30
“Os impactos das alterações climáticas globais no cotidiano santista”. Prof. Dr. André Belém (SENAC Santos)
Mesa-Redonda: 20h30 - 22h30
"Comunicação e sustentabilidade - o papel social do jornalista como transmissor dos temas ambientais de forma propositiva". Filippo Mancuso Neto (TV Tribuna), Ana Patrícia Arantes (Tuim Ambiental) e Cristiane Prizibisczki, do site ‘O Eco’. Mediação do prof. Ms. Marcelo Di Renzo, NJA
(Coordenação da mesa: Núcleo de Jornalismo Ambiental)

DIA 02/06 – Terça-Feira [ TEMA RECIFES ARTIFICIAIS ]
Palestra: 19h30
“A utilização de recifes artificiais para o desenvolvimento de comunidades marinhas e seus benefícios sócio-econômicos”. Prof. Dr. Frederico Brandini (IO-USP)
Mesa-Redonda: 20h30 - 22h30
"Recifes Artificiais: licenciamento ambiental x estratégias para conservação da zona costeira ". Prof. Dr. Frederico Brandini (IO-USP), Oc. Marcos Campolim (FF-Apa Marinha Litoral Centro) e Biol. Alessandro Athiê (UNIMONTE)

DIA 03/06 – Quarta-Feira [ TEMA SUSTENTABILIDADE ]
Palestra: 19h30
“Idéias ambientalmente corretas que deram certo”. Biol. Orlando Couto Junior (UNISANTA)
Mesa-Redonda: 20h30 - 22h30
"Desenvolvimento Sócio-ambiental e Sustentabilidade". Oc. Marcos Campolim (Fundação Florestal), Biol. Orlando Couto (UNISANTA) e Profª Helena Lourenço (SENAC Santos)

DIA 04/06 – Quinta-Feira [ TEMA LIXO MARINHO ]
Palestra: 19h30
“O problema do Lixo Marinho em Zonas Costeiras”. Oc. Marcio Lourenço (CETESB Santos)
Mesa-Redonda: 20h30 - 22h30
"O Programa Lixo Marinho – Global Garbage”. Oc. Paulo Harkot & Oc. Andrea Oliveira (Programa Global Garbage)

DIA 05/06 – Sexta-Feira [ TEMA BIODIVERSIDADE ]
Palestra: 19h30
“A Pesquisa como Ferramenta para Conservação da Biodiversidade em Ambientes Marinhos”. Oc. Mabel Augustowski (SMA/Pesquisa Ambiental/I.Bot.)
Mesa-Redonda: 20h30 - 22h30
"Biodiversidade Marinha: Conservação e Proteção". Oc. Mabel Augustowski (SMA/IB), Prof. Dr. Otto Bismark Fazzano Gadig (CLP-UNESP), Cap. PM João Soares da Costa (Polícia Ambiental)

DIA 06/06 – Sábado [ TEMA GESTÃO AMBIENTAL ]
Das 13h às 18h – Seminários sobre Avaliação de Impacto Ambiental na região do Porto Organizado de Santos e Entorno
Grupo da Pós-graduação em Gestão Ambiental do SENAC Santos

Serviço
Data: 01/06/2009 – abrindo a Semana do Meio Ambiente do SENAC
Local: Senac Santos – Avenida Conselheiro Nébias, 309
Horário: 19h às 22h30
Mesa-redonda: O papel do jornalista na difusão da questão ambiental: ações propositivas.

Organização e coordenação: NJA
njasantoseregiao@gmail.com
njasantoseregiao.blogspot.com

Realização: Senac Santos
Senac São Paulo
Telefone:55 (13) 2105-7799
Fax: 55 (13) 2105-7700
e-mail: santos@sp.senac.br
www.sp.senac.br/santos

terça-feira, 26 de maio de 2009

Jornalistas da região visitam manguezal

O Núcleo de Jornalismo Ambiental Santos e Região, em parceria com a Caiçara Expedições, realizou a primeira edição do projeto Visit.ação cuja atividade foi a canoagem ecológica no manguezal. A proposta do projeto é levar os jornalistas das mídias locais a biomas por muitos deles nunca visitados, angariando informações e criando a relação do jornalista com o ambiente.
Nesta primeira edição, realizada no dia 19 de maio, oito jornalistas se inscreveram para participar do projeto e remaram cerca de 1Km atravessando a ponte do Mar Pequeno, em São Vicente, até Praia Grande, onde puderam encontrar diversas espécies de aves e vegetação nativa do manguezal.
A espécie de ave mais observada pelos jornalistas e que chamou a atenção de todos foi o Guará Vermelho, que em grande quantidade contrastava suas penas vermelhas com a paisagem verde. Outra espécie que contemplou o passeio foi o Maguari, ave que produz um som peculiar e impressiona com seus três metros de envergadura nas asas.
Durante a expedição, todos puderam observar o impacto causado pelo homem no ambiente. Muito lixo foi encontrado no caminho, alguns objetos foram recolhidos pelos remadores como, por exemplo, uma lâmpada, sacos plástico e garrafas pet. E para quem perdeu esta edição do projeto, a Caiçara Expedições e o NJA prometem muitas outras atividades em parceria. Fique atento.

domingo, 24 de maio de 2009

Viva a Mata 2009

Na quinta edição, o Viva a Mata aconteceu de 22 a 24 de maio no Ibirapuera, São Paulo. Na programação, mostra de projetos e programas apoiados pelo SOS Mata Atlântica por todo o país e debates, além de atividades das mais diversas para o público.

Da região, o Instituto Maramar, com Fabrício Gandini, expôs em paineis um de seus programas de educação continuada, o Programa Mar Adentro, que desde 2006 traça ações para o uso sustentável do Canal de Bertioga. Já o Ecosurfi, com João Malavolta, trouxe de Itanhaém o projeto Preservação das Praias, o primeiro da ONG, lançado há 9 anos. O projeto Onda Limpa também estava registrado em paineis.

Pela defesa do Código Florestal

Uma redonda reuniu a Frente Parlamentar Ambientalista na tarde de sábado (23) em um auditório em formato de oca, construído com canos cilíndricos de papelão, unidos por pregadores de metal, instalado no vão do Ibirapuera, em São Paulo. A criação é do designer Nido Campolongo.

Durante mais de duas horas deputados federais, ministros e lideranças ambientalistas falaram sobre o movimento liderado por ruralistas para derrubar o Código Florestal. Conduzida pelo diretor de mobilização do SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, a mesa redonda contou com a presença de Antônio Herman Benjamin, José Sarney Filho, Cleiton Lino, Fábio Feldmann, João Alfredo Telles, José Carlos Vieira e Maria José de Brito Zakia (Zezé).

O tom do papo foi fazer com que todos tomem pra si a responsabilidade no processo, uma vez que a destruição do Código Florestal seria um retrocesso, nas palavras de Sarney Filho, Benjamin e demais. Segundo Benjamin (STJ), o tema é pauta porque agora é preciso cumprir a legislação, o que anteriormente não acontecia. “Querem passar uma borracha em processos transitados e julgados. Isso é um descaso”, avaliou.

Já Sarney Filho lembrou que há um projeto de lei que pede a derrubada de uma Resolução do Conama que considera a restinga como área de preservação ambiental. Para o parlamentar, a Frente tem um papel essencial na salvaguarda da legislação. “A Frente é uma trincheira de resistência”, considerou.

Feldmann preferiu destacar a questão da crise climática e seus desdobramentos. “Não haverá agricultura brasileira se não combatermos o aquecimento global”, afirmou. Neste momento, fez um apelo para o chamamento de 1 milhão de pessoas nas ruas para sensibilizar e clamar por soluções. “Precisamos mostrar que queremos uma cidadania planetária. A Amazônia é nossa significa compromisso e responsabilidade de todos”, disse.

A manipulação e desinformação foram apontadas por Cleiton Lino como o discurso predominante. Em sua opinião, o Código Florestal é apenas a ponta do iceberg. “Há mais de 40 projetos de lei destruindo áreas de preservação ambiental”, informou. Para Maria José Zakia, o Código precisa ser aperfeiçoado. “É necessário tratar iguais como iguais e diferentes como diferentes. Os grandes não podem se esconder atrás de pequenos para destruir o Código Florestal”, disparou. Ao final, a Rede Mata Atlântica, que engloba cerca de 300 ONGs, entregou um documento de apoio ao Código Florestal à Frente Parlamentar Ambientalista.

Na seqüência, vereadores de diversas cidades que fazem parte da Frente Parlamentar Ambiental de Vereadores do Brasil apresentaram projetos em seus respectivos municípios. Fabio Nunes (Fabião), de Santos, marcou presença. Fabião lembrou que a participação popular no mandato dos parlamentares é fundamental. Para provocar a reflexão, propôs que tirássemos o prefixo “des” em desenvolvimento, uma vez que significa ausência. “Quando não se tem envolvimento, tem desenvolvimento”, enfatizou.

Algumas ações apresentadas pelos vereadores foram IPTU Ecológico, criação de Unidade de Conservação, a Ecocâmara, o envolvimento das universidades com a elaboração de tecnologias de sustentabilidade, entre outras.

Luz Fernández

sábado, 9 de maio de 2009

2º Encontro de Jornalismo Ambiental

O 2º Encontro de Jornalismo Ambiental da Costa da Mata Atlântica reuniu estudantes de jornalismo, profissionais da área, ambientalistas e interessados no tema, no dia 25 de abril. O evento, organizado pelo Núcleo de Jornalismo Ambiental de Santos, ocorreu no SENAC e contou com a participação de cerca de 100 pessoas no auditório. Foram duas mesas redondas (Temas: Biologia e Ecoturismo; e Jornalismo Ambiental na Sociedade de Redes), nas quais os debatedores de diferentes áreas de conhecimento fizeram suas exposições de ideias. Além da atividade no auditório, ONG´s da região apresentaram seus trabalhos ao público.

A cobertura fotográfica completa está no endereço www.flickr.com/jorpedro.