domingo, 12 de abril de 2009

Convers.ações debate desenvolvimento urbano

Na noite do dia 30 de março aconteceu, no auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Santos, o projeto Convers.ações 2009, do Núcleo de Jornalismo Ambiental Santos e Região. Sob o título ‘A cidade que queremos’ o NJA sugeriu a discussão sobre o desenvolvimento da cidade de Santos e, conseqüentemente, da região Baixada Santista.

As convidadas Alexandra Sampaio, UNISANTA, e Débora Dias, Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), falaram sobre suas pesquisas e experiências. As convidadas trocaram informações e responderam questões levantadas pelos participantes. Entre os participantes do evento, formadores de opinião como jornalistas, gestores de organizações não-governamentais (ONGs), e profissionais ligados ao meio ambiente.
O tema mais discutido foi o crescimento das cidades, a ocupação de áreas do estuário e o problema do transporte na região metropolitana de Santos. O alerta mais espantoso levantado por Alexandra é que a poluição do estuário é de origem doméstica, e não industrial, como há muito tempo se afirmava.

Já Débora ressaltou que os problemas de trânsito na cidade se dão também à política de incentivo do Governo Federal à compra de automóveis, e nenhuma campanha que incentive o uso do transporte coletivo. Esta questão levantou diversas opiniões, críticas e sugestões para a solução do problema. No encontro, o público presente pode compartilhar conhecimento e informação, proposta do NJA para os encontros do projeto.

Nenhum comentário: