quarta-feira, 24 de junho de 2009

Vida Marinha


O NJA esteve presente no 2º Meeting Vida Marinha, em Santos, tanto na série de documentários como nas palestras dos dias 18 e 19. Tirando o desconforto de ouvir absurdos como "O Brasil pesca pouco, temos que pescar mais", a pérola disparada por Beto Mansur, ex-prefeito a atual deputado federal, o saldo foi bem positivo.

O destaque do evento, Lawrence Wahba, esbanjou simpatia, elogiou a iniciativa do NJA e falou sobre a importância da TV como ferramenta de divulgação da vida marinha tanto para um público de massa, na TV aberta, como um público mais seleto, dos canais pagos. Com vários exemplos, Wahba contou como a TV tem sido aliada para tornar a discussão sobre a preservação dos mares algo mais próximo das pessoas.

Durante dois dias, pesquisadores e autoridades discutiram modelos de preservação e ações iniciadas por comunidades e poder público, sem deixar de lado a responsabilidade de cada um na degradação dos mares, como bem lembrou Leandra Gonçalves, do Greenpeace.

A mesa-rendonda sobre água de lastro traçou um panorama bem amplo sobre o tema, com metodologia científica para servir de base para normas e políticas de fiscalização. Contou com Newton Narciso Pereira, Presidente da ONG Água de Lastro Brasil, Solange Lessa, Ph.D. em Ciências (ICBII/USP-SP) na área de Concentração de Perigos Microbiológicos em zonas portuárias e Aluisio Souza Moreira, Engenheiro da Codesp.

Já a mesa-redonda sobre as APAS marinhas foi bastante burocrática, mostrando geograficamente as zonas e a importância da demarcação das áreas de proteção ambiental para a sustentabilidade da costa brasileira. Com a presença de Ingrid Odeg, chefe regional do Ibama, Cintia Miyaji, Coordenadora do Curso de Oceanografia da Unimonte e Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, Secretário Adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Para o NJA, foi mais uma oportunidade para atualização e de articulação com diversos atores sociais envolvidos nas questões ambientais da região e do país.

Nenhum comentário: