sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Áreas verdes em Santos

O NJA esteve presente na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Santos (CMDU), dia 23, quando foi apresentado o Plano de Arborização para a cidade, dentro das atividades do programa Município Azul e Verde, do Estado de São Paulo.

Um dos maiores problemas, conforme os relatos da prefeitura, é a falta de consciência de parte da população que depreda as árvores de diversas formas, desde a simples colocação de placas até o anelamento, que consiste em fazer uma poda superficial da camada do tronco em torno na árvore, impedimento a chegada de nutrientes às raízes, levando a espécie à morte. Conforme dados da prefeitura, mais de mil mudas são perdidas por vandalismo.

Por hora, a prefeitura apresentou as diretrizes do plano, com objetivos e sugestões de mudanças como a possibilidade de compensação ambiental de empreendimentos em áreas públicas e privadas e ainda a possibilidade de o munícipe realizar a poda de árvore em frente a sua residência, com autorização da prefeitura através de ofício.

Vale lembrar que estudo recente da Universidade Santa Cecília (Unisanta) apontou um desequilíbrio de áreas verdes na cidade. Enquanto os morros chegam a 18 metros quadrados de área verde por habitante, o Campo Grande tem menos que 0,8.

Nenhum comentário: