sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Surf e sustentabilidade

Catharina Apolinario
O I Treinamento e Workshop das Escolas de Surf do Guarujá, que aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro, abordou em seu segundo dia de palestras temas de extrema importância como meio ambiente, segurança e didática de ensino para perfis diferentes de alunos.

A Secretaria do meio Ambiente, representada pela coordenadora da Agenda 21, Andreia Estrela, levou ao evento informações sobre consumo consciente, prejuízos ambientais nas regiões costeiras e Agenda 21 local, além de realizarem uma dança indígena circular.

Para Estrela, os surfistas têm papel fundamental no cenário ambiental pelo constante contato com a natureza. “Essas pessoas estão ligadas diretamente com os mares, praias e oceanos. Eles já possuem uma consciência desperta, uma sensibilidade, permitindo que identifiquem, muito mais rápido do que muitas instituições que estudam o meio ambiente, a mudança do oceano. Desta forma trazem indicadores da saúde ambiental do mar monitorando a qualidade daquele ecossistema. Os surfistas têm um conhecimento que precisa ser compartilhado", ressaltou Estrela.

A coordenadora reuniu os alunos por escola e propôs que cada uma apresentasse propostas de como os surfistas podem auxiliar na sustentabilidade local. Ao final, estrela marcou com as escolas e com a AESG uma reunião para construção de uma Agenda 21 voltada para o surf.

Para Andreia Santos de Melo, surfista e professora da escola do Nativo, a consciência ambiental deve estar presente na vida dos surfistas. “A união surf e meio ambiente deve acontecer já que os surfistas estão em contato constante com a natureza, usufruindo da beleza e dos recursos oferecidos por ela.”

Andreia afirma ainda que muitos surfistas não tem esta consciência. “É preciso que todos tenham a consciência, realizando, além de ações conjuntas, sua ação individual no dia a dia. Precisamos de um forte trabalho do poder público para conscientização voltado para os surfistas e mais investimento das marcas de surf em ações de preservação e sustentabilidade", apontou Andrea, que atua há bastante tempo do esporte.

As atletas Carolina, Isabela e Patrícia, professoras de surf na Escola Pública de Surf, abordaram o tema “A importância da mulher no surf”, apresentando um pouco da história da mulher no esporte e sua atuação como profissional do surf. O professor Pajy trouxe à tona a necessidade de se avaliar os alunos e as características que um bom professor de surf deve ter para garantir a segurança dos alunos e aulas criativas. Pajy passou aos alunos leituras importantes para aqueles que desejam se especializar em aulas de surf.

Para finalizar a atividade, os soldados Cruz e Nery, do 17° Grupo de Bombeiros do Estado de São Paulo, explanaram sobre segurança nas praias, correntes marinhas e sobre a importância do Salva-surf. Ao final os alunos do curso puderam agendar a aula prática de salvamento, que acontecerá na próxima semana.

Catharina Apolinário - Coordenadora de Comunicação NJA

Nenhum comentário: