segunda-feira, 9 de junho de 2008

Convers.ações define prioridades da região

O projeto Convers.ações iniciou seus trabalhos no último sábado (07), discutindo as prioridades ambientais da região. Ícaro Cunha sociólogo, Doutor em Saúde Ambiental, Coordenador da Agenda Ambiental para o Porto de Santos e Coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Católica de Santos e Marcus Fernandes, editor do Caderno de Ciências e Meio ambiente de ‘A Tribuna’ responderam perguntas dos participantes e do Núcleo de Jornalismo Ambiental (NJA).
As prioridades definidas no encontro serão abordadas nos próximos Convers.ações, uma por mês, de acordo com o cronograma a ser programado na próxima reunião do NJA, dia 12 de junho, na regional do Sindicato dos Jornalistas.
Para Ícaro é necessário entender o que está acontecendo na nossa região em matéria de desenvolvimento e crescimento econômico. “Existe uma demanda grande de expansão na área portuária. A população deve entender que se não formos capazes de entender e fazer a gestão seremos os novos caiçaras, devemos estar atentos ao novo ciclo econômico, que inova com a explosão da exportação do etanol e o uso econômico da Amazônia azul. É fundamental a criação de APAS marinhas, mas isso deve ser muito bem discutido. A imprensa pode ter o papel de discutir esses problemas e a cooperação entre os diversos setores acelera o desenvolvimento.”
Marcus Fernandes, por sua vez, ressalta que a educação ambiental é, para ele, essencialmente prioritária. “A região carece de uma política de longo prazo de educação ambiental. Precisamos de políticas coordenadas em longo prazo, mas que não se prenda ao prefeito da vez. Existem em nossa região uma serie de questões a serem discutidas, nunca me faltam pautas interessantes, mas sempre são os mesmos que escrevem e participam sobre meio ambiente. A participação da comunidade é necessária tanto perante a imprensa quanto ao poder público. As pessoas estão muito afastadas da mídia.”
O professor de biologia e vereador Fabião, expôs sua opinião sobre o que é prioridade na região. Levantou a temática residual, e a necessidade de recolhimento e tratamento de resíduos além de identificar como individualista a postura comum ás pessoas de não participar destes debates.
Já o professor Dirceu Fernandez Lopes, questionou a falta de espaço nas mídias para o tema meio ambiente, e ressaltou a falta de periodicidade ao se tratar desse assunto, colocando o exemplo do Jornal ‘A Tribuna’ que mantém um caderno semanal, mas não tem editoria diária, o que ele afirmou ser muito importante. O professor Dirceu ressaltou a pequena quantidade de estudantes presentes, apontando um desinteresse dos alunos de comunicação por questões ambientais e falta de engajamento. O público que participava podia comentar e fazer questionamentos sobre o tema em questão, e muitos participaram tornando mais proveitoso o encontro.
Em exposição as esculturas criativas do projeto ‘dulixo arte reciclada’ coloriram a entrada do anfiteatro do SENAC, assim como as bolsas da Carbono Zero. Encerrando o cronograma, os ‘Amigos da Água’ fizeram uma dinâmica, incluindo o público presente para passar a informação da necessidade da preservação e do aceleramento do crescimento populacional. Da forma lúdica e coma presença bem humorada dos seus integrantes, a ONG prendeu a atenção das pessoas fazendo-os refletir.
O NJA agradece a presença de todos e anuncia para o dia 12 de julho o próximo Convers.ações, sempre com uma novidade para tornar o debate ambiental agradável e democrático.

Nenhum comentário: