quinta-feira, 5 de junho de 2008

Divulgação do Convers.ações em A Tribuna

Núcleo lança ‘Projeto Convers.ações‘

Da Redação

(*) Telmo Toledo

Para encerrar a Semana do Meio Ambiente, no dia 7 de junho, às 15 horas o Núcleo de Jornalismo Ambiental de Santos e Região (NJA) lança o projeto ‘Convers.ações’, no SENAC, em Santos.

O projeto pretende realizar encontros mensais com especialistas em questões socioambientais, que irão compartilhar seus conhecimentos e experiências, visando criar um canal de diálogo entre as pessoas que participam de ações em favor do meio ambiente.

Além disso, a idéia é favorecer uma revisão de ações e o surgimento de uma consciência coletiva, além de contribuir para a formação de jornalistas preocupados com a causa e capacitá-los para cobrir as pautas ambientais.

As prioridades socioambientais da região serão o tema desse primeiro encontro, que contará com a presença de Ícaro Cunha, sociólogo, doutor em Saúde Ambiental, Coordenador da Agenda Ambiental para o Porto de Santos e Coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Católica de Santos (UniSantos), e de Marcus Fernandes, editor do Caderno de Ciências e Meio Ambiente para o jornal A Tribuna.

O evento contará ainda com a presença da organização não governamental Amigos da Água, uma exposição de objetos feitos a partir de material reciclado do projeto “dulixo, arte reciclada” e as sacolas retornáveis do Carbono Zero.

“Toda iniciativa no sentido de promover a consciência do jornalista nestes tempos em que experimentamos uma crise ambiental sem precedentesé bem-vinda. Santos sediou um de nossos encontros nacionais e soube aproveitar muito bem a chance de mobilizar os profissionais de imprensa da região para esse fim. Precisamos urgentemente qualificar os conteúdosque disponibilizamos na mídia sobre os temas alusivos a sustentabilidade”, afirmou na ocasião do lançamento do NJA, via email, André Trigueiro, jornalista pós-graduado em Gestão Ambiental, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ.

Integração regional

O ‘Convers.ações’ é um projeto permanente. Os temas dos próximos encontros serão definidos a partir das prioridades apontadas no lançamento do projeto.
“A proposta é ser o mais atual possível e, por meio desse debate, promover uma integração da nossa região. Falarmos dos problemas da Baixada Santista, mas também do Litoral Sul e Vale do Ribeira, onde estão as áreas verdes mais conservadas e, portanto, as mais ameaçadas”, destaca Marina Medina, jornalista coordenadora geral do NJA.

A participação é gratuita e aberta ao público. O Senac Santos fica na Avenida Conselheiro Nébias, 309. Além dos temas que surgirão desse primeiro debate, todos podem colaborar com a sugestão de temas e palestrantes. Para isso, basta enviar um e-mail para njasantoseregiao@gmail.com. Mais informações no blog http://njasantoseregiao.blogspot.com.

O Núcleo

O NJA é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. Iniciou suas atividades no dia 26 de abril, com o 1º Encontro de Jornalismo Ambiental da Costa da Mata Atlântica (foto na página) e tem por objetivo fomentar discussões ambientais e dar subsídios para aperfeiçoar a formação profissional dos jornalistas nas questões socioambientais. As reuniões do NJA acontecem todas as quintas-feiras, às 11h, no Sindicato Regional dos Jornalistas, na rua Martin Afonso, 101, Centro, Santos.

(*) Colaborador -- Coordenador de Projetos do NJA

Matéria publicada no Caderno de Ciências e Meio Ambiente de A Tribuna, em 5 de junho de 2008.

Um comentário:

Raquel Gomes disse...

Bom dia!
Estudo Jornalismo na Unisanta e meu projeto de TCC é uma revista de turismo ecológico com ênfase na consciência ambiental.
Com quem eu e meu grupo podemos falar a respeito para pedir sugestões e críticas a nosso trabalho?
Grata
Raquel Gomes
valkiria.kel@gmail.com